top of page
Buscar

Saúde mental no trabalho: importância e como promover ações eficazes



Trabalhar é bom e faz bem. Mas com o ritmo cada vez mais acelerado nas empresas, a saúde mental no trabalho pode correr riscos.

Estima-se que uma pessoa passe, em média, cerca de um terço de sua vida trabalhando.

Portanto, cobrança por resultados, medo de demissão, clima organizacional ruim são algumas das razões que podem levar profissionais a se sentirem cansados, preocupados, nervosos e sem energia, o que afeta diretamente sua saúde mental no ambiente de trabalho.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre esse tema tão importante. Você vai saber o que causa problemas de saúde mental no trabalho, quais os principais sinais, estratégias para aplicar e mais. Boa leitura!

O que é a saúde mental no ambiente de trabalho?

A saúde mental no trabalho é uma situação de bem-estar emocional, físico, social e cognitivo. Nesse sentido, o profissional consegue contribuir com um trabalho produtivo, controlar os níveis de estresse e alcançar equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Ou seja, vai muito além da ausência de doenças mentais

bem-estar no ambiente de trabalha se torna fundamental em uma sociedade em que as pessoas passam mais tempo nas empresas do que em suas próprias casas. 

Um ambiente organizacional saudável é aquele no qual existe uma identificação do colaborador com a cultura da empresa e onde há uma relação de companheirismo e confiança entre os colegas de equipe, o que se chama de employee experience.


Assim, também é possível diminuir os casos de depressão no trabalho. Além de comprometerem a saúde física, eles também estão diretamente ligados a casos de acidentes nas empresas. Sem cuidados com esse tópico, a tendência é que a situação piore, já que 49% das pessoas  apresentam sintomas de ansiedade e depressão, segundo pesquisa da Ipsos.


O que causa adoecimento mental no trabalho?

Alguma das principais causas de adoecimento mental no trabalho são sobrecarga de trabalho, falta de segurança psicológica, metas inalcançáveis, assédio moral, falta de reconhecimento e liderança tóxica.

Além disso, a saúde mental é multifacetada, o que indica que, em geral, o adoecimento emocional é causado por mais de um fator, por isso a importância de garantir um ambiente saudável para a equipe. 

Confira detalhes sobre por que o RH deve investigar e prevenir essas situações, e como contribuem para o adoecimento mental na empresa. 

A sobrecarga de trabalho está diretamente associada ao estresse crônico, que causa diversos problemas de saúde. 

Quando um colaborador tem uma carga de tarefas maior que sua capacidade, existem grandes chances de nenhuma das tarefas serem feitas com a maior qualidade possível, devido ao tempo limitado. Assim, esse fator pode contribuir para uma insatisfação ainda maior por parte do colaborador, que pode se frustrar ainda mais com sua performance.

Com o tempo, essa situação de “não dar conta de tudo” pode contribuir para, além do estresse, o surgimento de ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout.

Falta de segurança psicológica

A segurança psicológica é um conceito que reúne tudo que um ambiente de trabalho saudável precisa ter.

Isso porque, o termo significa um lugar onde as pessoas se sentem seguras para serem elas mesmas, conseguem expressar suas opiniões, ideias e cometer erros sem medo de julgamentos.

Com esse sentimento, é possível o surgimento de maiores casos de condições associadas à falta de saúde mental no trabalho.

Portanto, ambientes que não praticam a segurança psicológica podem ter colaboradores em constante tensão. Isso desestimula a criatividade e inovação, e cria equipes propensas a facilmente deixarem a empresa por outras oportunidades.


fonte:Blog Sólides

 
 
 

Comentários


bottom of page