Dia 15 de fevereiro, dia Internacional do combate ao câncer infantil.

Desde 2002, organizações não governamentais instituíram 15 de fevereiro o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, que tem como objetivo despertar a conscientização da população sobre a doença. A campanha mundial busca promover debates sobre a atenção integral a crianças e adolescentes com câncer e chamar atenção à doença, que representa a principal causa de óbitos em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Diferente do câncer em adultos, o câncer infantojuvenil não costuma estar relacionado a fatores externos como, por exemplo, sedentarismo e tabagismo, por isso, não há como prevenir. De acordo com o INCA, o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de doenças que tem em comum a proliferação descontrolada das células, podendo ocorrer em qualquer parte do organismo.
O câncer em crianças e adolescentes, muitas vezes, pode ser confundido com outras doenças por não apresentar sintomas específicos. Os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil são: caroços ou inchaços indolores, perda de peso inexplicável, aumento da barriga, dores nos ossos e nas juntas, sangramento pelo corpo sem machucados, manchas roxas, vômito acompanhado de dor de cabeça, palidez inexplicada, e febre prolongada de causa não identificada.
Como os sinais e sintomas são comuns a outras doenças da infância, um dos desafios é o diagnóstico precoce. Nesse sentido, o acompanhamento médico regular se torna fundamental na descoberta precoce da doença, aumentando as chances de cura e minimizando possíveis sequelas.
Fonte: